Novidades

Saíba tudo o que pinta de tendências no mercado

Repintura em Superfície de Reboco

É preciso que se faça uma análise bastante criteriosa

A preparação de superfície quando se trata de repintura em reboco, é preciso que se faça uma análise bastante criteriosa antes de dar início a execução do procedimento (mão de obra). Normalmente em uma superfície já desgastada, estão presentes problemas patológicos como: descascamento, desagregamento, eflorescência, fragilização da pintura anterior que o torna pulverulenta.

Após o reconhecimento do estado da superfície, dar-se início a escolha dos produtos levando em consideração o conceito de compatibilidade. Isto é, evitar o uso de produtos muito fortes com elasticidade em superfícies frágeis. A preparação feita de maneira correta é fundamental para um bom acabamento e prevenção dos problemas citados.

• Superfície Pulverulenta: É aquela que apresenta apenas a dispersão do pó, sem descascamento ou desagregamento.

Como solucionar? Aplicar uma lixação com lixas de grana 80 ou 100, remover o pó com vassoura de pelo, aplicar uma demão de fundo preparador de parede, aguardar a secagem de no mínimo quatro horas e efetuar o acabamento desejado, obedecendo as orientações de diluição, homogeneização e tempo de secagem entre demãos (sempre quatro horas).

• Superfície com Eflorescência: São aquelas que apresentam manchamentos, esbranquiçados, normalmente ocasionados por falta de cura no reboco ou até mesmo, por falta de secagem total da parede na primeira pintura.

Como solucionar? Aplicar lixação com lixas de grana 80 ou 100, remover o pó com vassoura de pelo, aplicar uma demão de fundo preparador de parede, aguardar a secagem e em seguida aplicar o acabamento desejado.

• Superfícies com Fungos e Mofos: Estes problemas ocorrem em paredes que estão submetidas a excesso de umidade, ou são pintadas com produtos incompatíveis com a necessidade, exemplo: tinta econômica na parede externa; O produto apresenta um percentual alto de carga que facilita a absorção de umidade, quando isso ocorre por um período mais prolongado a presença de mofos e fungos são inevitáveis.

Como solucionar? Misturar uma parte de agua sanitária em três partes de água potável, aplicar em toda a superfície, aguardar a ação por no mínimo trinta minutos, após este tempo esfregar com escova de fibra e enxaguar bastante, aguardar a secagem, em seguida aplicar uma demão de fundo preparador de parede e após quatro horas aplicar o acabamento desejado.

Obs: A mistura de agua sanitária com a agua potável é para matar os fungos e mofos, pois se trata de organismos vivos.

• Superfície com Desplacamentos: Este tipo de superfície apresenta apenas o descascamento da pintura anterior, porem o reboco continua firme, em bom estado.

Como solucionar? É preciso raspar tudo que está desplacando, lixar, remover o pó, aplicar uma demão de fundo preparador de parede, aguardar secagem, em seguida fazer uma correção com massa corrida para se obter o nivelamento, aguardar a secagem, aplicar lixação, remover o pó, aplicar novamente uma demão de fundo preparador de parede, aguardar a secagem e proceder com o acabamento desejado.

Obs: Se o trabalho for executado na parte externa, a massa niveladora tem que ser acrílica.

• Superfície com Desagregamento: São aquelas que apresentam esfarelamento no reboco. Isto ocorre sempre que há umidade prolongada, seja devido algum vazamento hidráulico ou umidade de superfície quando na obra não foi feito uma impermeabilização correta no alicerce; O uso de manta asfáltica por exemplo.

Como solucionar? Remover o reboco até alcançar o tijolo, dobrando o tamanho do desagregamento, lavar o tijolo e aplicar um impermeabilizante a base de argamassa, indicado para lajes e reservatório de agua; A aplicação do impermeabilizante deve ser feita em três demãos cruzadas. Após este procedimento aguardar a secagem do produto por oito horas, em seguida aplicar o reboco, aguardar a secagem e cura do reboco por no mínimo vinte e cinco dias para então efetuar o acabamento da pintura.

Se estes procedimentos forem aplicados corretamente, as possibilidades do aparecimento das patologias citadas se tornarão inexistentes.